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Aeroportos regionais de São Paulo foram vendidos por R $ 22 milhões · Revista AERO

Aeroporto de Sorocaba

Com leilão São Paulo se desfez de todos os aeroportos sob controle estatal

O governo do estado de São Paulo realizou o leilão de licença de 22 aeroportos regionais à iniciativa privada.

O torneio realizado na última quinta-feira (15) obtida expedito médio de 11%, com arrecadação de R $ 22 milhões. Um dos destaques da disputa pelos dois grandes blocos de aeroportos foi a baixa disputa, travada entre unicamente duas empresas e com lance único em um dos blocos.

No conjunto Noroeste, que engloba onze terminais encabeçados por São José do Rio Preto (SJP), o Consórcio Aeroportos Paulista formado pela Socicam e pela Dix Empreendimentos, foi o vencedor com o lance de R $ 7,6 milhões e com usura de 11, 14%. O lote inclui ainda os terminais de Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, muito uma vez que dos aeródromos de Assis, Dracena, Votuporanga, Penápolis, Tupã, Andradina, Presidente Epitácio.

No conjunto Sudeste, que engloba outros onze aeroportos encabeçados por Ribeirão Preto (RAO), o vencedor foi o Consórcio Voa NW e Voa SE, com R $ 14,7 milhões, com usura de 11,5%. Os demais aeroportos do conjunto são Bauru-Arealva, Marília, Araraquara, São Carlos, Sorocaba, Franca, Guaratinguetá, Avaré-Arandu, Registro e São Manuel.

De convénio com o edital do leilão estão os investimentos de R $ 447 milhões nos trinta anos de licença das vencedoras do leilão. Só nos primeiros quatro anos, será ao menos R $ 138 milhões em melhorias nos 22 aeroportos.

Esta foi a segunda rodada de concessões de aeroportos regionais em São Paulo. A primeira teve os aeroportos de Bragança Paulista (BJP), Campinas (CPQ), Itanhaém (SDIM), Jundiaí (QDV) e Ubatuba (UBT), licitados em lote único em 2017. Com o leilão atual o estado de São Paulo se desfez de todos seus aeroportos regionais, que serão agora geridos exclusivamente pelo setor privado por três décadas.

Segundo Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo, com iniciativa o Estado deixará de investir R $ 70 milhões anuais no setor aeroportuário. Ainda que o montante seja insuficiente para a correta manutenção e melhoria exigida na vasta rede de aeroportos paulista, o valor era considerado ressaltado dentro do orçamento estadual atual.

Dos 22 aeroportos concessionados, seis já operam voos regulares, com nossos três aeroportos oferecendo potencial de operação regular já nos próximos meses. Destaca também Sorocaba, próximo o aeroporto Catarina, que é focado no setor de aviação de negócios, oferecendo diversos serviços ao segmento e contando com a presença de várias empresas, uma vez que a Embraer Aviação Executiva e a Dassault Falcon.

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