Home / Noticias / Avião com vacinas entra em rota de colisão com jato da Gol em Curitiba

Avião com vacinas entra em rota de colisão com jato da Gol em Curitiba

Um avião monomotor do governo do Paraná, com vacinas contra um Covid-19 a bordo, acabou entrando em rota de colisão com um jato do Gol em Curitiba. Porém, os aviões manobraram em tempo e evitar um acidente leviano.

O caso aconteceu por volta das 12h50 desta terça-feira (19). Um avião Cessna C208 A comboio havia decolado do aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com direcção a Londrina. O monomotor levava doses da vacina CoronaVac. O voo G3 1212 da Gol vinha do aeroporto de Guarulhos (nota São Paulo) e iria pousar no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba).

Nisso, o monomotor fez uma curva à ingressão e entrou na rota do avião da Gol. De conciliação com um áudio de Controle Distraído, consta pelo Aeroin, uma controladora de voo avisou o avião da Gol a ceder a aproximação ao Afonso Pena, para não colidir com o monomotor. Os pilotos da Gol fizeram uma curva para evitar a colisão e agradeceram. Depois, o monomotor informou que corrigiu a rota para a curva prevista, que era para a esquerda e não à direita. O avião de pequeno porte seguiu para Londrina e o avião da Gol pousou sem problemas em são José dos Pinhais.

O incidente – chamado de “close call”, quando um acidente fica perto de sobrevir – será claro de investigação.

A Moradia Social emitiu uma nota sobre o ocorrido, na qual explica a trajetória a uma ‘atitude inesperada’ do piloto automático do avião. Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em atenção ao incidente havido no dia de hoje (19/01/2021), envolvendo a Grand-Frota avião, prefixo PP-MMS, do Estado do Paraná, e de aviação mercantil, no terminal do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba / PR, a Moradia Militar da Governadoria tem o seguinte a informar:

Segundo relato do comandante da avião prefixo PP-MMS, posteriormente todos os procedimentos técnicos de decolagem, o piloto automático, devidamente acoplado, apresentado uma atitude inesperada, curvando à direita. Diante disso, a tripulação tomou os procedimentos baseados, porém oriente não respondeu de repentino, e que logo posteriormente foi obtida a informação de tráfico. Nesse momento, foi desacoplado o piloto automático e retomado o procedimento de descolagem sem o auxílio do equipamento.

Ressaltamos que não houve um acidente, mas um incidente, o qual foi devidamente reportado às autoridades aeronáuticas. Dentro da dinâmica da aviação, foram obtidos porquê medidas técnicas mitigadoras para manter a segurança de voo. Isso significa que uma tripulação estava atenta e segura em seus procedimentos.

Depois a Moradia Militar tomar conhecimento do trajo, determinou que um avião permanecesse em solo, até a mediação de manutenção. Nesse tocante, destacamos que todas as especificações sob o responsabilidade do órgão estão com suas manutenções em dia. Em relação ao incidente, sem prejuízo da apuração aviação, a Moradia Militar irá realizar uma pesquisa interna do ocorrido.

Curitiba, PR, 19 de janeiro de 2021.

Moradia Militar da Governadoria

About Desentupidoras JP

Check Also

Lista de falecimentos em Curitiba

ALCEU ROSENAU, 86 ano(s). Data de Falecimento: sábado, 6 de março de 2021. Profissão: LABORATORISTA. …

Call Now Button