Home / Noticias / Educao: Colgio estadual de So Jos dos Pinhais promove a FLIZA, sua primeira feira literria

Educao: Colgio estadual de So Jos dos Pinhais promove a FLIZA, sua primeira feira literria

O Escola Cívico-Militar Zilda Arns Neumann, em São José dos Pinhais, promoveu nesta quinta-feira (14) a primeira FLIZA – Feira Literária Zilda Arns, evento inspirado na FLIP (Sarau Literária Internacional de Paraty), que acontece na cidade histórica no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Porquê atividades incluíram bate-papos sobre literatura, apresentações musicais e de teatro de bonecos, exposição de bonecos inspirados em personagens literários, sessão de leitura em uma gibiteca traste e uma premiação de concurso literário.

O evento aconteceu das 8h às 16h, exclusivamente para os estudantes do escola. A teoria é, em 2022, perfurar uma feira para o público em universal.

“O nosso objetivo é, principalmente, fazer com que os nossos alunos leiam mais e escrevam cada vez melhor”, conta a diretora Sabrina Cordeiro. “Vieram dois escritores adolescentes, que sortearam livros para os alunos e conversaram. Foi importante para os descobertos descobrirem esse mundo da literatura e verem que eles podem ser escritores também ”.

A escola promoveu, ainda, um concurso literário por meio da instrumento Redação Paraná. Foi eleito um gênero literário para cada série, incluindo narrativa, crônica e cláusula de opinião. O escola, logo, premiou uma redação de cada série e publicou uma coletânea com os textos selecionados.

“Foi muito importante participar desse concurso. Serviu para incentivar a minha dedicação aos estudos ”, diz Aline Ferreira Santos, de 12 anos. Ela foi a vencedora da 7ª série, com o cláusula de opinião “Amizades virtuais”.

Outra vencedora do concurso foi Rayane Santos, de 15 anos. Ela se destacou no gênero narrativa, proposto ao 2º ano do Ensino Médio, com o suspense “O retorno de Andrews”.

“Achei muito lítico a oportunidade de participar do concurso literário, porque me incentiva tanto na escrita quanto na prática de leitura”, comenta a estudante.

About

Check Also

Com término da licença de rodovias, 14 praças de pedágio estarão desativadas nesta sexta-feira – Jornal do Oeste

Quatorze praças de pedágio deixam de funcionar nesta sexta-feira, 26 de novembro, às 23h59min59s, marcando …

Call Now Button