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Feito no Paraná: Mercado paranaense de bebidas emprega 5 milénio pessoas e ganha projeo vernáculo

A água mineral Ouro Fino é envasada desde 1898. A natividade fica no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, e foi com a obtenção da superfície pela família Mocellin, na dez de 1930, que a água pura da marca começou chegar à mesa dos paranaenses. O nome da natividade remonta ao tempo dos índios que ali habitavam e a batizaram assim porque lá podia encontrar um “ouro muito fino”. Mas a riqueza maior da mina sempre foi a água.

Em mais uma reportagem da série que apresenta produtos Feitos no Paraná, é hora de saber algumas empresas do setor de bebidas do Estado. De entendimento com os dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), não há território paranaense de 203 fabricantes de bebidas, sendo 142 de bebidas alcoólicas e 61 de não alcoólicas. Juntas, geram murado de 5 milénio empregos diretos.

Uma das expoentes é a Ouro Fino. Marcelo Henrique Marques, CEO da empresa, se orgulha em racontar que a água que sai da natividade hoje tem as mesmas propriedades extraída há mais de um século.

“Temos uma estância hidromineral com mais de 6 milhões de metros quadrados de superfície virente. Isso é um dos componentes importantes para nossa sustentabilidade no longo prazo. Repto quem, no Brasil, tem no mesmo lugar todos os pilares que nós temos: superfície protegida que garante a riqueza das fontes e água mineral pura, sem contaminantes biológicos ”, afirma.

Com 120 anos de história, a Ouro Fino continua sendo uma empresa familiar. Atualmente, a terceira geração da família está no comando dos negócios. Eles empregam murado de 250 funcionários e geram aproximadamente 2.500 empregos indiretos.

O negócio principal é a comercialização de águas, nos mais diferentes formatos e tamanhos de embalagens. A empresa é líder absoluta no mercado de águas no Estado e figura entre as dez maiores de água mineral do Brasil. “Nossa meta é, até o final de 2022, ocupar o quarto lugar no ranking vernáculo”, conta Marques.

A empresa também produz as chamadas águas aguardadas (com sabores e ricas em algumas vitaminas e colágeno), além de uma linha de energéticos comercializados com a marca Insano.

A estância onde a Ouro Fino está instalada também é oportunidade à visitação pública. “Esta foi uma teoria visionária de dona Dedé Mocellin, que acreditava que nascente espaço não poderia permanecer restrito à família. Assim, ela traduz em cada pormenor e fez desta estância o que é hoje ”, diz Marques.

Pagando uma pequena taxa de ingressão é verosímil percorrer porquê diferentes trilhas do sítio, sempre apreciando a natureza preservada e superabundante. Há piscinas de água mineral que podem ser usadas pelos visitantes, além de churrasqueiras. Até o início da pandemia, uma estância recebia, anualmente, murado de 60 milénio pessoas. Hoje o espaço continua lhano à visitação, mas com restrições.

Com 120 anos de história, a Ouro Fino continua sendo uma empresa familiar. Foto: José Fernando Ogura / AEN

CERVEJAS – Em 2013, três amigos que gostavam de fazer cerveja em mansão porquê hobby decidiram deixar de lado seus empregos e transformar a paixão por cerveja em um verdadeiro negócio. Assim nasceu a Bastardos, uma marca artesanal que produzia, até antes da pandemia, murado de 60 milénio litros por mês.

Richard Buschmann, um dos três sócios da cervejaria, conta que a empresa foi crescendo organicamente com o passar dos anos. “Começamos com uma fábrica em Pinhais. Depois abrimos um bar e agora temos esta unidade, que reúne a fábrica e um bar, tudo no mesmo lugar ”, explica.

A unidade que reúne os dois foi inaugurada nos últimos dias e procura trazer para a Capital paranaense uma novidade experiência de consumo de cerveja. Ocasião do moca da manhã à noite, o bar-conceito integrado também o processo de fabricação.

Ao todo, eles empregam murado de 70 pessoas e a meta é expandir ainda mais os negócios. De entendimento com Buschmann, são totais em torno de 30 rótulos de cervejas na fábrica, incluindo sazonais e colaborativas. “Hoje, além de abastecer nossos dois bares, distribuição em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiânia. Estamos presentes em quase todo o Brasil ”, afirma.

A qualidade do resultado feito pela marca já conferidos prêmios, nacionais e internacionais, porquê a medalha de bronze com a cerveja Mark The Shadow, no renomado festival Brussels Beer Challenge, na Bélgica, e a medalha de ouro com a cerveja Jean Le Blanc no Festival Brasiliano de Cerveja de Blumenau, o mais importante prêmio vernáculo do setor.

Segundo Buschmann, o mercado cervejeiro cresceu bastante no Brasil porquê um todo nos últimos anos. “Se pegarmos os consumidores de cerveja artesanal nos Estados Unidos, nascente número está chegando a 17%. No Brasil, nascente mercado é constituído por unicamente 1% das pessoas. Somos ainda amadores no entendimento do mercado, mas temos muito para crescer ”, aposta.

A tendência é confirmada pelo Ministério da Cultivação, Pecuária e Fornecimento (Planta). De entendimento com os dados do Anuário da Cerveja, o mercado cervejeiro está em pleno desenvolvimento. Em 2020, foram abertas 174 novas cervejarias no País. Com isso, são 1.383 adaptados deste tipo em todo o Brasil.

O Paraná é o quinto Estado com mais cervejarias no território vernáculo, ficando detrás de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. São 146 registros de padrões desta natureza. Nenhum comparativo entre 2019 e 2020, o Estado apresenta subida de 30,4% na preâmbulo de novos negócios deste tipo.

O Paraná é o quinto Estado com mais cervejarias no território vernáculo. Foto: Ari Dias / AEN

TRADIÇÃO – Quando Ezígio Cini chegou ao Paraná e família familiar na Colônia Cecília, em Palmeira, uma produção de bebida era unicamente para consumo próprio. Eles fazemiam a gengibirra, bebida a base de gengibre, muito apreciada pelos italianos e seus descendentes. Em 1904, mudaram para São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e lá definida uma fábrica de licores e cervejas.

Com a guerra e a dificuldade de conseguir insumos, a Cini passou a investir no mercado de bebidas gaseificadas e os tradicionais refrigerantes da marca entraram no mercado paranaense. No final da dez de 1920, a empresa se gerenciada em Curitiba e na Capital ficou até 2006, quando retornou a São José dos Pinhais, numa unidade fabril muito maior.

Hoje, na quarta geração avante dos negócios, a Cini emprega murado de 300 funcionários e produz uma extensa gama de produtos, entre sucos, chás, energéticos, água e bebidas gaseificadas.

“Nossa linha produz 11 milénio garrafas por hora. O carro-chefe é uma bebida de framboesa, que corresponde a 30% das nossas vendas ”, conta Rodrigo Taborda Costa, responsável pelo marketing da empresa.

Os produtos estão presentes no Paraná e algumas regiões de Santa Catarina e São Paulo. Mas o poderoso mesmo da empresa é o mercado curitibano e periferia, onde uma marca apresenta-se porquê vice-líder entre os refrigerantes, perdendo unicamente para uma marca internacional.

Na procura regular de atualização, a empresa tem investido no nicho de bebidas formuladas, tendência mundial do mercado. “Ou por outra, a Cini adaptou todos os produtos da linha, que são reduzidos em açúcares. No comparativo com toda a concorrência, nossos produtos são os que levam menos quantidade de açúcar na elaboração ”, afirma Costa.

FEITO NO PARANÁ – Criado pelo Governo do Estado, e elaborado pela Secretaria estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, o projeto Feito no Paraná em procura de dar mais visibilidade para a produção estadual. O objetivo é estimular a valorização e a compra de produtos paranaenses, movimento a economia e promover a geração de ofício e renda.

Empresas paranaenses escolhem em participar do programa podem se cadastrar AQUI. Confira porquê reportagens já produzidas para a série.

Confira o vídeo:

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