Home / Dicas / O que fazer diante de um cano entupido

O que fazer diante de um cano entupido

O que fazer diante de um cano entupido

A dada altura, todos os sistemas de encanamento desenvolvem entupimentos, pois são muito difíceis de evitar. Contudo, perante um cano entupido, você não necessita de se preocupar, pois desentupir canos é uma tarefa que você mesmo pode fazer.

Desde que tenha as ferramentas certas e um pouco de determinação. Neste artigo, você vai saber como desentupir uma pia de cozinha, como desentupir um banheiro, bem como um vaso sanitário. As técnicas aqui demonstradas são eficazes em praticamente qualquer entupimento. Lembre-se, todavia, que se não conseguir desentupir um cano, após várias tentativas, deve chamar um canalizador/encanador profissional, para que o problema seja definitivamente solucionado.

Ferramentas Básicas que Você Irá Precisar

A maior parte das ferramentas necessárias para desentupir canos são relativamente baratas e fáceis de encontrar, em qualquer loja da especialidade.

A primeira ferramenta que você irá necessitar e que deve ter sempre em casa é um desentupidor. Esta é a primeira ferramenta a utilizar sempre que tiver de lidar com um entupimento.

É eficaz em pias, banheiros e sanitas, pelo que deve ter sempre um em casa. Para desbloquear entupimentos profundos, utilize um arame comprido ou uma máquina desentupidora, que vem equipada com um cabo de aço cuja ponta se assemelha a um saca-rolhas e permite penetrar e desfazer qualquer acumulação de resíduos, causadora de um entupimento.

Para um resolver um problema de entupimento mais severo ou mais complicado, como entupimentos em esgotos relacionados com raízes de árvores, pode ser necessário utilizar uma máquina desentupidora com motor.

Esta máquina está disponível muitas vezes por aluguer mas, nestes casos, provavelmente será melhor chamar um encanador, porque o uso sem cuidados destas máquinas pode danificar os canos.

Desentupir uma Pia

A maior parte dos entupimentos verificados numa pia podem ser resolvidos com o recurso a um desentupidor.

Para o efeito, encha parcialmente a pia com água e depois comece a utilizar o desentupidor. Com vigor, empurre e puxe o desentupidor várias vezes.

Antes de o retirar rapidamente da abertura do ralo e verificar se a drenagem da água já decorre normalmente.

Se for uma pia com duas cubas, sele a abertura da segunda pia, de modos a criar o efeito de sucção necessário para desbloquear o entupimento. Pode ser necessário repetir o procedimento, para desentupir a pia.

Se o desentupidor não funcionar totalmente, utilize um pequeno arame. Dobre uma das extremidades e insira-o no ralo, Depois, retire-o cuidadosamente.

Este procedimento permite retirar acumulações de detritos, como cabelos, que entopem muitas vezes as pias.

Outra solução que pode pôr em prática é o de retirar e limpar um tubo debaixo da pia. Se verificar, normalmente existe um tubo em forma de U debaixo das pias.

É precisamente neste cano que se verifica grande parte dos entupimentos, pelo que pode ser necessário limpar o mesmo.

Muitos vezes, abrimos estes canos mesmo com as mãos, mas pode ser necessário utilizar uma ferramenta, como a chave grifo.

Desentupir o Banheiro

É raro ver um banheiro subitamente entupido, mas acontece. Um entupimento num banheiro é um processo lento e, geralmente, resulta da acumulação de resíduos, ao longo de algum tempo.

Tal como acontece no desentupimento de pias, comece pelo desentupidor. Caso não tenha o efeito desejado, utilize uma máquina desentupidora manual.

Esta máquina desentupidora manual (como pode ver na imagem abaixo) esta equipada com um cabo de aço comprido.

Integrado num tambor e movido através de uma manivela, cuja ponta se assemelha a um saca-rolhas, o que permite não só alcançar acumulações de detritos profundas, como permite remover os detritos, solucionado assim o entupimento.

 

desentupidor manual de vaso sanitárioDesentupir um Vaso Sanitário

Na maior parte das vezes, o desentupidor de sanitas (tem um formato diferente do desentupidor convencional) resolve o problema.

Porém, em certos casos, pode ser necessário você utilizar um outro tipo de máquina desentupidora, como uma máquina manual de cabo rígido.

Esta máquina permite que você insira o cabo no ralo (de forma cuidadosa, para não danificar a cerâmica) e desenrolar o mesmo através do encanamento, o que permite alcançar e desbloquear um entupimento profundo.

Chame um encanador somente quando você não conseguir resolver o problema. A maior parte dos entupimentos pode ser resolvido por você, desde que tenha a determinação e as ferramentas necessárias.

 

Mas se você preferir não colocar a mão na massa pode contar com os nossos serviços.

Desentupidora São José dos Pinhais 

About Pedro Portes

Check Also

São José dos Pinhais abre renegociação de tributos para contribuintes

Através da Lei 3.801, de 16 de julho de 2021, a Prefeitura de São José …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now Button